Resumo-A Doutrina De Buda- Bukyo Dendo Kyokai
Em primeira análise, O escritor Bukyo Dendo Kyokai é um Monge budista que dedica-se a ensinar o Dharma às criaturas. O livro pode ser divido em duas partes: A primeira que corresponde a narração da trajetória de vida do principe Sidarta Gautama e a segunda corresponde a doutrinação por parábolas e mensagens que tem como função a doutrinação moral.Com referência à primeira parte, Durante dez anos, o Principe Sidarta viveu mergulhado em rodas de música, dança e prazeres, mas sempre preocupado com a questão do sofrimento tentando compreender o verdadeiro sentido da vida humana. Esta comoção interior projetou-se para além do pálacio, quando o jovem governador pediu permissão para conhecer a cidade que existia para fora das muralhas do seu reino. Neste ínterim, ficou frente a frente com o sofrimento pertinaz que seu povo vivia. Essa compaixão pelo sofrimento alheio rendeu-lhe duras inquietações espirituais, Perguntas como: "Que adiantam as glórias do palácio, este corpo saúdavel, esta alegre juventude! Que significam para mim? Se um dia posso sofrer tanto quanto os outros! E essas perguntas atormentariam-lhe a paz até os 29 anos, quando porfim nascerá seu filho único Fahula.
Essa inquietação foi tão intensa que levou o príncipe a deixar o palácio e buscar uma solução para a sua inquietude mental. E então abandou os confortos do seu reino, acompanhado de seu único criado Chandaka, montado em seu cavalo branco Kenthaka, vindo a atingir a iluminação numa grande árvore chamada bodhi e deixando uma legião de adeptos.
Portanto, notamos claramente que a doutrina de buda possui princípios morais da mais alta elevação espiritual, prescrevendo às criaturas comportamentos de compaixão, amor e respeito ao próximo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário